Nossa
estrutura

Um século e meio de história não se sustenta sem uma base sólida, guiada por propósitos e missão claramente definidos. O que no passado foi sonhado para educar e evangelizar, hoje, é realidade dentro de nossas estruturas.

Além das aulas regulares, vale enfatizar que nossos espaços servem projetos pedagógicos completos  para a formação integral dos discentes.

São eles:

É um local privilegiado de aprendizagens sociais, físicas e educacionais. Os pequenos exploram esse ambiente na companhia dos colegas, o que permite exercitar o respeito e o senso de coletividade.

A robótica educacional é uma área que tem ganhado destaque nos últimos anos, revolucionando a forma como as crianças e jovens aprendem ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Trata-se do uso de robôs como ferramentas pedagógicas para estimular o pensamento computacional, habilidades e competências tão necessárias para as exigências da vida moderna. O robô ZIG faz parte de um kit de robótica para ser utilizado com crianças a partir de 04 anos. Com ele, trabalhamos matemática, alfabetização, socialização, oralidade, raciocínio lógico, por meio do pensamento computacional, de forma lúdica.

O laboratório de informática proporciona aos alunos habilidades básicas em alfabetização digital, hardware e software, integrando a tecnologia da informação ao currículo escolar, além de fomentar o trabalho colaborativo em grupo, preparando, assim, os alunos para uma sociedade cada vez mais digitalizada.

Com aulas práticas, materiais didáticos adequados e laboratórios modernos, o aluno descobre o fantástico mundo da ciência em um aprendizado envolvente.

Caminhar pelo labirinto, brincar com os seixos rolados, participar de rodas musicais, correr pelo society, soltar pipas, desbravar o bosque encantado, apresentar minissaraus e leituras ao ar livre são atividades que fazem parte da rotina do Gammon. Além disso, pequenas apresentações de poesias, aulas de teatro e musicalização, leitura de textos e estudos das disciplinas – como História e Geografia – se valem do espaço verde, possibilitando, assim, mais foco no aprendizado.

Essa sala foi projetada para dar suporte às aulas de Educação Cristã, contando com equipamento multimídia, som, literatura (Bíblias e outros), material didático apropriado de contação de histórias, fantoches e outros instrumentos para enriquecer essas aulas.

A utilização das salas de espelhos nas aulas de Educação Física oferece diversos benefícios, como ajudar os alunos a aprimorar a técnica e postura dos exercícios, proporcionar feedback visual imediato, aumentar a consciência corporal e auxiliar na coordenação motora, permitindo que os estudantes acompanhem seu progresso físico de forma visual.

A utilização da sala com tatames nas aulas de Educação Física oferece diversos benefícios como proporcionar uma superfície mais segura e amortecedora para atividades físicas, reduzindo o risco de lesões. Além disso, o tatame é especialmente útil para atividades de artes marciais, ginásticas e exercícios que envolvam quedas, rolagens e movimentos no chão.

Esse espaço abriga um acervo de obras de arte que foram produzidas durante as aulas especializadas que ocorrem nos segmentos da Ed. Infantil aos Anos Finais. Em meio às tintas, telas, parede de azulejo, observações e muita criatividade, as obras coletivas ou individuais vão embelezando o ambiente.

Esse espaço é destinado a assegurar a preservação e a conservação da herança cultural e natural da história do Gammon. Seja por meio de memórias compartilhadas pela D. Vandinha, seja pelos objetos ou documentos disponíveis, os alunos, ex-alunos e a comunidade em geral podem frequentar esse espaço para conhecer a história do Gammon e de Lavras. A Casa do Ex-Aluno foi toda revitalizada no intuito de promover informações e curiosidades, preservando um amplo acervo ao longo dos anos.

O local perfeito para as crianças da Educação Infantil se refrescarem e se encantarem com os fios de água que brotam do chão. Esta atividade tem como principal objetivo proporcionar alegria, aprendizado e momentos inesquecíveis, enquanto as crianças exploram a magia da água em um ambiente seguro e estimulante.

Aprender xadrez e desafiar o seu oponente estimulam o raciocínio lógico e matemático.

Espaços amplos e seguros contribuem para uma variedade de atividades esportivas, permitindo que os alunos experimentem esportes em ambientes controlados. Além disso, os ginásios são ideais para atividades em grupo, promovendo a interação social e o trabalho em equipe. Também proporcionam proteção contra condições climáticas adversas, garantindo que as aulas possam ocorrer regularmente.

A utilização da piscina nas aulas de Educação Física oferece diversos benefícios como promover um ambiente de baixo impacto para exercícios físicos, reduzindo o estresse nas articulações e minimizando o risco de lesões. Os exercícios aquáticos ajudam a desenvolver a resistência cardiovascular e muscular, melhoram a flexibilidade, a coordenação motora e aumentam a capacidade pulmonar dos alunos.

Participar de atividades em campo gramado oferece diversos benefícios, como a conexão com a natureza, redução do estresse, aumento da vitamina D, por meio da exposição solar, espaço para práticas esportivas e recreação, além de ser um ambiente propício para socialização e relaxamento.

A utilização da pista de atletismo nas aulas de Educação Física oferece diversas possibilidades como proporcionar um espaço adequado e específico para a prática de corrida, saltos, arremesso e lançamentos. Isso contribui para o desenvolvimento da resistência cardiovascular, da velocidade e da agilidade dos alunos. Além disso, a pista de atletismo oferece a oportunidade de os estudantes experimentarem diferentes modalidades atléticas.

A utilização do campo society nas aulas de Educação Física proporciona um espaço amplo para atividades esportivas e jogos que envolvam trabalho em equipe, melhorar a resistência cardiovascular dos alunos devido ao tamanho do campo e a intensidade das atividades, promover o desenvolvimento da coordenação motora e agilidade em um ambiente ao ar livre, além de possibilitar a prática de diferentes modalidades esportivas e até mesmo variações adaptadas de esportes tradicionais. O campo society também incentiva a socialização, o respeito às regras esportivas e a construção de habilidades interpessoais.

Esse espaço histórico transborda arte por meio dos espetáculos que ali são produzidos e apresentados pelo e para o público gammonense ou por meio de locações feitas para a comunidade. Saraus, festivais, formaturas, palestras, shows, cultos e reuniões são alguns dos eventos que comportam um grande número de pessoas.

A biblioteca tem como principal função criar o hábito de leitura e fortalecer e apoiar o planejamento pedagógico, atuando como recurso essencial no processo de aprendizado dos alunos. Esse ambiente é dedicado a diferentes práticas pedagógicas, além de incentivar e valorizar a leitura por meio dos diversos livros, títulos e autores. Esse espaço também é utilizado para momentos lúdicos de contação e dramatização de histórias. Contamos também com computadores e acesso à internet para que os estudantes possam realizar estudos e pesquisas.

Faz parte dos espaços utilizados para aulas de música, teatro e também para as comemorações de aniversários.

“O Prédio” é um imponente e importante espaço que conta a trajetória vitoriosa da nossa escola nas mais diferentes modalidades esportivas, por meio da exposição de inúmeros troféus e medalhas adquiridos ao longo da história. Os setores administrativos também estão instalados nesse prédio central.

Uma casa, dentro do Campus Chácara, foi adaptada para acolher os bebês e suas famílias em um local tranquilo em meio à natureza. O espaço físico é amplo e conta com salas de estimulação, sala de repouso, banheiros, cozinha equipada, lactário, solário, área externa com jardim e estacionamento próprio. O berçário foi idealizado para receber crianças a partir dos 4 meses de idade até que comecem a andar. Neste momento, existe um processo gradativo de transição para o Infantil I, em que acontecerão novas descobertas.

Esse é um espaço privilegiado ao ar livre para a realização de brincadeiras que encantam crianças e adultos. Idealizado para ampliar as possibilidades de interação, agilidade motora, equilíbrio, saltos, arremessos, contagens, fluidez nos movimentos, ordem numérica, ritmo, velocidade e muita diversão.

Prestes a ser inaugurada, a academia foi idealizada para atender a demanda do curso de Educação Física e proporcionará aos funcionários e alunos um acompanhamento seguro, por meio de equipamentos específicos, visando o bem-estar de todos.

Esses espaços também estão presentes na Chácara. Os alunos usufruem desses ambientes em companhia dos professores para a realização de projetos, passeios e ou pesquisas.

Playground

É um local privilegiado de aprendizagens sociais, físicas e educacionais. Os pequenos exploram esse ambiente na companhia dos colegas o que permite exercitar o respeito e o senso de coletividade.